
Son Gohan um dos maiores mestres de artes marciais, e uma das pessoas que possuiam uma esfera consigo, encontra um garotinho com uma cauda, numa floresta nas montanhas, perto de onde ele mora e o adota como neto e lhe dá o nome de Son Goku. Na verdade, o seu pai biológico é Bardock. Nunca foi divulgado o nome da mãe de Goku, embora muitos fãs acreditem que Seripa seja sua mãe.
Goku era uma criança agitada e violenta, até um dia cair de um barranco e bater a cabeça, desde então torna-se uma criança carinhosa e bondosa. Son Gohan ensina Goku a lutar, e vê que o garoto tem grande potencial. Porém Goku tinha uma reação inesperada ao olhar a lua cheia: ele se transformava em um macaco gigante sem consciência, por isso seu avô sempre dizia para ele nunca olhar para a lua, entretanto, uma noite Goku foi fazer xixi e sem querer olhou para a lua cheia, transformando-se num macaco gigante e acidentalmente, matando Son Gohan.
Goku viveu sozinho desde que Son Gohan faleceu. Quando conhece Bulma, que estava procurando as esferas através de um radar, que resolve chamar ele com o intuito de pegar sua dragon ball e ter um guarda costas. O treinamento com o Mestre Kame (ex-mestre de Son Gohan) juntamente com Kuririn, as mortais batalhas contra o Exército RR (Red Ribbon), lutas emocionantes contra tenshinhan e Piccolo e muitos outros adversários fizeram com que Goku se fortalecesse cada vez mais.
Depois de um período de treinamento no Mundo Celestial com Kami-Sama, Goku ressurge no 23º Torneio de Artes Marciais já adulto e bem mais forte, tanto física como espiritualmente. Ele restaurou a paz no mundo enfrentando Piccolo Jr, ou melhor, a reencarnação de Piccolo Daimaoh que apareceu nesse torneio. Logo depois, ele se casa e tem um filho com Chichi, filha do Rei Cutelo (também discipulo do Mestre Kame)
Com o surgimento de novos inimigos, os sayajins, Goku os enfrenta e perde a sua vida em uma das batalhas. Mesmo morto, ele consegue a oportunidade de treinar junto a Kaioh Sama, adquirindo mais força.
Na batalha contra Freeza, a ira que ele sentiu por ter seu melhor amigo morto o fez despertar o poder do lendário Super Sayajin.
Com as inúmeras batalhas que enfrentou, Goku se torna cada vez mais forte. Quando ele atinge o pico de sua eficiência física, acaba contraindo uma doença fatal, que poderia levá-lo à morte. Ele só sobrevive porque o jovem Trunks volta do futuro trazendo a cura. Junto, ele traz informações de novos inimigos que Goku terá de enfrentar no futuro, os Andróides. Essa será mais uma batalha que guiará Goku a ultrapassar os limites dos seus poderes. Com o nascimento de Goten, Goku passa a ser pai de duas crianças, apesar de ter uma aparência jovem devido à lentidão do envelhecimento dos Saiyajins. Na luta contra Boo, ele mostra várias evoluções em seu estilo de combate, como sua transformação em Super Sayajin 3 e a união através dos Brincos de Fusão (Potara), fornecidos pelo velho Kaiohshin.
Goku, na época em que participou do 28º Torneio de Artes Marciais, treinou sozinho durante muitos anos, só à espera do dia em que lutaria contra Uub (reencarnação do Majin Boo). Após isso é o fim da saga Dragon Ball Z.
Também é famoso por Goku usar a frase: "Oi, eu sou Goku!" (Oe, Oro Goku - no original). Ao final de cada episódio da longa trilogia. Goku é o homem mais forte do universo.
[editar]Personalidade
Goku quando criança é ingênuo e extremamente bondoso, mas graças a uma queda que teve de um despenhadeiro ainda bebê, foi quando seu avô adotivo ( Son Gohan ) o adotou, sendo ingênuo, brincalhão e muito afetivo com as pessoas, permaceu assim até o fim das sagas(durante a saga DB é revelado que ele não possui sentimentos de maldade) que está sempre disposto a ajudar as pessoas, mesmo estranhos, e a confiar nelas. Gosta de pescar, comer e lutar e essas características não mudam, mesmo quando ele se torna adulto.
Apesar de gostar de lutar, evita a violência e com frequência hesita matar seus inimigos. Com frequência ele os perdoa e até mesmo salva a vida deles (Picollo e mais tarde Vegeta). Alguns como Yamcha, Tenshinhan, Piccolo e Vegeta viraram seus amigos e passaram a acompanhá-lo.
Possui grande respeito pelo seu mestre e é extremamente leal aos amigos. Várias vezes é o amor e a esperança que possui que lhe dá forças para lutar quando tudo parece perdido.
[editar]Poderes e Habilidades
Assim como a maioria dos personagens de DBZ, Goku possui uma super-força capaz de destruir praticamente qualquer coisa, aguentar dezenas de vezes a gravidade da Terra, levantar milhares de toneladas, além de possuir resistência suficiente para aguentar muito mais que impactos de armas militares, já que possui uma resistência física extremamente fora do comum. Como quase todos os personagens lutadores de DBZ, ele é capaz de voar com o Bukujutsu, além de possuir uma habilidade comum entre os personagens de Dragon Ball, que é a elevação de Ki (energia interior que corre no corpo de todos os seres) para aumentar ainda mais suas habilidades. É portador de uma velocidade incomparável, e sendo um legítimo Saiyajin, ao se recuperar de ferimentos após uma luta ele se torna mais forte. De todos os personagens de Dragon Ball, Goku é o mais poderoso.
[editar]Principais Técnicas
- Kamehameha:
Técnica em que grande parte do Ki do corpo é concentrado em um único ponto para depois ser disparado contra o alvo. Geralmente, o golpe é desferido pelas mãos, mas pode ser lançado pelos pés também. Como se trata de uma extensão do seu próprio Ki, é possível ter certo controle sobre a trajetória do golpe. Esse é o mais famoso dos ataques e definitivamente o mais usado por Goku desde pequeno. Mestre Kame criou esta técnica e desenvolveu o seu modo mais poderoso, em que a energia forçava o aplicador a ganhar um aspecto semelhante ao Ultra Saiyajin, o que podemos chamar de "Maximum Power Kamehameha". No entanto nem Goku conseguiu dominar este modo apesar de o ter copiado de Mestre Kame. Na primeira vez que ele utilizou essa técnica, seu Kamehameha já tinha força para destruir um carro. Não serão citadas aqui todas as variações dessa técnica, mas você confere abaixo as duas principais e mais conhecidas pelo público.
- Kamehameha Aumentando 10x:
Esse é uma das técnicas mais fortes de Goku. É usado somente quando Goku está no nível SSJ4, sendo assim, só foi utilizado em Dragon Ball GT. Como diz o nome, é um Kamehameha com a força aumentada em 10 vezes. Quando foi utilizado pela primeira vez contra Baby, a técnica tinha a coloração azul, o normal do Kamehameha, mas depois essa técnica ganhou a coloração vermelha.
- Super Kamehameha:
É um Kamehameha que necessita muito mais Ki do que o tradicional. Foi utilizado pela 1ª vez na luta contra Piccolo para impedir que este destruísse a arena, matando uma multidão. Essa técnica poderosa foi passada para Gohan que a usou poucas vezes (na principal aparição, ele foi usado para desintegrar Cell). Seu nome original é Chou Kamehameha.
- JaKen:
É uma técnica que Goku aprendeu de seu avô adotivo Son Gohan. Consiste nos movimentos do jogo Pedra, Papel e Tesoura. JaKen Pedra é um soco no oponente, JaKen Papel é um tapa e JaKen Tesoura é cegar o inimigo por um tempo, acertando os olhos dele.
- Técnica das Sombras:
Técnica usada primeiramente por Jackie Chun(Mestre Kame) para derrotar Kuririn no Torneio de Artes Marciais. Por ser simples, Goku conseguiu imitá-la e usá-la na luta contra Nam e Jackie Chun. Conseguiu fazer até três sombras, mas em Dragon Ball GT, ele e Vegeta ficam ultilizando-a para tentarem se fundir novamente.
- Truque do Mico:
Golpe usado na luta contra Jackie Chun. Goku age feito um mico e ataca o inimigo sem que ele perceba.
- Bukujutsu:
Técnica de voar, copiada de TenShin Han.
- Genki-Dama:
A Genki-Dama é um ataque que Goku aprendeu enquanto treinava com o Sr. Kaioh no outro mundo. É uma esfera feita com a energia do espírito de quem a usa ou com a energia de outros seres vivos. Foi usada primeiramente na luta contra Vegeta, mas ele desviou do ataque eGohan teve de rebatê-la no adversário. Nesse caso, Goku reuniu toda a energia de seu espírito para criá-la. Na luta contra Freeza ele pegou "emprestado" a energia das plantas de Namekusei e dos planetas próximos a ele criando uma Genki-Dama maior. Ela só pode ser feita por quem tem um coração puro. É um ataque poderoso mas demora algum tempo para ser feito, muitas vezes dependendo de um companheiro para distrair o adversário.
- Super Genki-Dama:
A Super Genki-Dama é uma versão bem mais poderosa da Genki-Dama. Na Saga Boo, quando os terráqueos ressuscitaram, voltaram com toda a sua energia, e com ela, Goku realizou uma Genki-Dama que destruiu Majin Boo. Boo conseguiu empurra-la por um tempo, usando seu Ki pois como tem um coração feito de maldade, se ele à tocasse seria destruido.
- Genki-Dama Universal:
A mais forte Genki-Dama já criada. Usada em Dragon Ball GT, ela possui a energia de todos os seres vivos que existem no universo. Foi usada na luta contra Omega Shenlong (Uma Estrela) e destruiu o inimigo sem que ele podesse sequer tentar segurá-la (seu coração é feito só de maldade e nada mais). É a técnica mais poderosa de Goku.
- Kaio-Ken:
Um golpe que amplifica temporariamente o Ki, fazendo com que o usuário possa usar a sua força e velocidade no seu limite máximo. O usuário pode também multiplicar o poder da técnica tornando 2, 3, 4 ou até 20 vezes mais forte, mas isso exige um esforço tão grande que o corpo de Goku recebe um dano altíssimo. Sua característica principal é emanar uma aura vermelha no aplicador enquanto este estiver ativo. Uma amplificação exagerada causa uma sobrecarga no corpo e há risco de morte. Por ser uma técnica de puro esforço, gasta muita energia. Dependendo da força do Kaioken, os músculos do usuário chegam a dobrar de tamanho. É uma técnica de alto risco que só foi utilizada até a Saga de Freeza, quando Goku conseguiu se transformar em Super Saiyajin (o que também gasta energia mas, aumenta em 50 vezes a força do Saiyajin).
- Teletransporte:
Os Yadoratoseijins, moradores do planeta em que Goku aterrissou depois que escapou de Namek (e que seria conquistado se Freeza tivesse ganho a batalha contra Goku) ensinaram a ele essa técnica. Basta rastrear o Ki de alguém para saltar em um instante até o lugar onde essa pessoa está. Por outro lado, isso significa que não se pode ir a lugares em que não existam seres. O alcance do poder não se limita ao espaço dentro do nosso planeta, pode-se ir tranqüilamente a outros planetas ou mesmo até ao outro mundo (o mundo dos mortos). No entanto o corpo do aplicador precisa estar pronto para se materializar em outro local, fazendo com que, na série GT, Son Goku só pudesse utilizar esta técnica como Super Saiyajin 4, devido ao seu corpo de criança.
- Ryuken:
Um dos golpes mais devastadores de toda a série. Pôde ser visto pela primeira vez no 13º filme, sendo usado por Goku na forma de Super Saiyanjin 3 e logo depois no GT usado pelo Super Sayajin 4. Nele, Goku concentra boa parte do seu Ki em seu punho e libera toda a energia em um único golpe. Ao soltar a energia, ela começa a se transformar em um enorme dragão dourado e reluzente que atravessa o inimigo e depois o desintegra. Em português o nome do ataque é Punho (ou "soco") do Dragão.
- Taio-ken:
Golpe de TenShin Han, Goku copiou essa técnica na luta contra Ten-Shin-Han, na final do Torneio de Artes Marciais. Nesta técnica o aplicador põe 3 dedos na cabeça um de cada lado fecha os olhos e a utiliza. Faz uma luz forte e deixa o oponente cego por um tempo.
- Oozaru punch:
Esse golpe foi usado para matar Piccolo Daimaoh em Dragon Ball, Goku concentra o Ki em seu punho e solta um kamehameha no chão que o faz voar (Goku ainda não sabia voar, por isso o impulso com o Kamehameha, já que Piccolo estava no ar), e simplesmente dá um soco com o punho ainda cheio de Ki, o que faz aparecer visualmente um Oozaru e depois o inimigo explode por causa da concentração de Ki que permanece dentro dele. Esse soco fez com que Goku atravessasse a barriga de Piccolo, matando-o assim.
Essa técnica foi usada em Ten-Shin-Han no torneio de artes marciais, mas apenas projetando seu próprio corpo, porém, sem sucesso.
- Kochi Kara Kikou Ha:
Um raio de energia que é atirado pela boca quando Goku estava transformado em Oozaru e até mesmo como na saga GT como Oozaru Dourado.
- Fusão
É dito Fusion no original, usado para vencer Janemba e o Dragão de Uma Estrela na saga GT, aprendeu no outro mundo através dos Metamórfitas, uma fusão que duraria 30 minutos e existe a fusão eterna do Dai Kaioh Shin, o supremo senhor Kaioh de 15 gerações passadas, colocando as Potaras (brincos dos Supremos senhores Kaioh), ficariam fundidos pelo resto da vida, mas essa fusão foi desfeita pelo Super Boo (Gohan), quando Vegetto adentra dentro do corpo do Super Boo, para salvar Piccolo, Goten, Gohan e Trunks.
Foi usado entre ele e Vegeta (uma habilidade especial que ele detesta, por achar as poses meio que aviadadas), na saga GT, Vegeta pede a Goku para fazer a fusão, não gostando da idéia, não tinha outro jeito.
[editar]Presentes
- Kitoun, a Nuvem Voadora
Foi o presente que ele recebeu do mestre Kame, trata-se da nuvem voadora que foi usada para perseguições e também seu meio de transporte em sua infância até atualmente, posteriormente Goku tem usado sua nuvem poucas vezes e só tem feito o uso do Bukujutsu (técnica de voar).
No decorrer da série, Tamborine destrói a nuvem de Goku e ele recebe uma nova do mestre Karin para poder enfrentar Piccolo.
Somente os puros de coração poderiam utilizar a nuvem, caso contrário, atravessariam a nuvem ou cairiam dela.
- Nyoibo, o Bastão Mágico
Foi o presente que ele recebeu de seu avô, trata-se do bastão mágico, com um só comando, o bastão crescia a uma certa altura, chegou a ser usado por Goku em sua infância até sua juventude e adulto, quando Goku os utiliza nos longas Devolva-me Gohan e O Homen Mais Forte do Mundo.
- Brincos Potara
Foi um presente que ele recebeu do Kaioshin de 15 gerações passadas. Os Brincos Potaram são usados para fazer a união permanente de dois corpos, além de aumentar exageradamente o poder do resultado. No meido da Saga Boo, para combater Super Boo(Gohan), Goku e Vegeta se uniram com os brincos e dessa fusão nasceu o guerreiro mais forte do universo, Vegetto. Para se fundir, uma pessoa deve colocar um brinco na orelha direita, e a outra na orelha esquerda. Essa fusão é mais poderosa que a Dança Metamoru.
[editar]Transformações
- Oozaru-Gorila Gigante: A primeira transformação de Goku e de todo Saiyajin. Sempre que um Saiajin vê a lua cheia, ele se transforma em um gigantesco gorila chamado Oozaru. Essa transformação é caracterizada por conseguir atirar raios pela boca, o Kochi Kara Kikou Ha. Ao virar Oozaru, o poder do Saiyajin aumenta em 10 vezes. Como Goku era uma criança, ele não foi capaz de controlar essa transformação e acabou matando seu avô adotivo Son Gohan. Apareceu pela primeira vez no mangá Dragon Ball, na Saga de Pilaf.
- Super Saiyajin-SSJ: A primeira transformação dos níveis de Super Saiyajin. Durante a luta contra Freeza, o vilão matou Kuririn. Como ele já tinha sido morto, não poderia ser rescucitado pelas Esferas do Dragão e isso fez com que Goku passase pelo momento de mais raiva em toda sua vida, libertando toda a sua fúria de Saiyajin e atingisse essa transformação. Nesse nível, seu cabelo fica espetado, loiro e os olhos ficam verdes. Ao virar Super Saiyajin, o Poder de Luta de Goku ultrapassou radicalmente os 16 milhões (contra 10 milhões de Freeza). Foi atingida em Dragon Ball Z, na Saga de Freeza.
- Ultra Super Saiyajin-USSJ: Um nível que fica entre o Super Saiyajin e Super Saiyajin 2. Goku, Vegeta e Trunks alcançaram esse nível na Sala do Templo, mas Goku não queria ultilizá-lo pois apesar da massa muscular aumentar, a velocidade diminui. Foi atingida em Dragon Ball Z, na Saga de Cell.
- Super Saiyajin 2-SSJ2: A segunda transformação dos níveis de Super Saiyajin. Ao contrário de Gohan e da sua outra transformação, Goku não teve que passar por um momento de raiva. Enquanto treinava no outro mundo, Goku se transformou em Super Saiyajin 2 e Super Saiyajin 3. Ela foi usada na luta contra Vegeta. Nesse nível o cabelo fica mais espetado, o corpo fica rodeado por raios e as sombrancelhas ficam puxadas. Foi atingida em Dragon Ball Z, entre a Saga de Cell e a Saga de Majin Boo.
- Super Saiyajin 3-SSJ3: A terceira transformação dos níveis de Super Saiyajin. Também foi atingida enquanto Goku treinava no outro mundo. O cabelo cresce até a cintura e as sombrancelhas desaparecem. Ao chegar na Terra ele não queria usar essa transformação pois ela gasta muita energia, tanto que ela não foi necessária contra Vegeta, mas Goku não teve escolha quando lutou contra Majin Boo. Foi usada na luta contra Baby, mas como seu corpo de criança era muito pequeno, ele não conseguiu mantê-la. Foi atingida em Dragon Ball Z, na Saga de Majin Boo.
- Oozaru Dourado-Gorila Gigante Dourado: Este nível é como se fosse o Super Saiyajin de um Oozaru. Para atingir um nível forte o suficiente para derrotar Baby, Dai Kaioshin e Kibitoshin fizeram com que a cauda de Goku aparecesse novamente, ele se transformou em Oozaru Dourado ao chegar em Nova Plant. Aparece o Oozaru Dourado na saga Freeza quando Vegeta menciona sobre o Super Saiyajin. Foi atingida em Dragon Ball GT, na Saga de Baby.
- Super Saiyajin 4-SSJ4: A quarta e última transformação dos níveis de Super Saiyajin. Essa forma é a transição entre Saiyajin e Oozaru. Pêlos aparecem pelo tronco, o cabelo permanece preto, os olhos ficam amarelos e o Ki fica com coloração amarela e/ou vermelha. Para atingi-la, Goku teve que recuperar a consiência na forma de Oozaru Dourado e abaixar seus poderes. Nessa forma, Goku ganha novamente o teletransporte que havia sido perdido na sua forma criança. Foi atingida em Dragon Ball GT, na Saga de Baby.
[editar]Árvore Genealógica
Rei Cutelo | Son Gohan (avô adotivo) | Bardock | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
Chi-Chi | Son Goku | Raditz | Mr. Satan | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Son Goten | Son Gohan | Videl | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pan | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Son Goku Jr. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário